EDUCAÇÃO INFANTIL

Parece brincadeira, mas não é...

A Educação Infantil do ESIL EDUCACIONAL refere-se ao processo de aprendizagem de 2 a 5 anos. Os cientistas apontam esta faixa etária como a fase que mais merece atenção e estímulos de pais e educadores. Aprendemos com a neurociência que o cérebro humano é como uma cidade que vai sendo ocupada e explorada em todo o seu espaço. O cérebro aprende desde que nascemos até o fim da vida. O curioso é que o processo de ocupação da maior parte do nosso cérebro se dá até seis anos de idade.

O cérebro é dinâmico e nos faz mudar e melhorar em qualquer idade, dependendo dos estímulos recebidos. Mas, se não receber estimulação ele se atrofia e o ser humano consequentemente será limitado em seu potencial. Podemos aprender a vida toda, mas é na fase infantil que encontramos o grande alicerce para o resto da vida. Nessa perspectiva, a alfabetização como letramento começa no ventre da mãe, onde os primeiros estímulos precisam ser positivos. “Toda criança nasce gênio”. Todos tem o potencial interno instalado, basta impulsioná-lo por meio de estímulos positivos.

Nesse contexto, a Educação Infantil do ESIL Educacional apresenta uma proposta pedagógica baseada no Referencial Curricular da Educação Infantil. Nosso posicionamento epistemológico é construtivista – sócio – interacionista. Para transformar teoria em prática, utilizamos o Método Natural dinamizado pela Pedagogia de Projetos, estimulando-os com os recursos das diferentes oficinas. E assim os conteúdos programáticos do currículo vão sendo construídos por nossos alunos.

A partir de temas (geradores, cíclicos ou programados), nossas crianças aprendem brincando, explorando o ambiente, manuseando materiais estruturados das oficinas (Hora do Conto, Multilinguagens/Conhecimento, Atelier, Brinquedoteca, Sala de Leitura, Cozinha Experimental, entre outros ambientes).

QUAL É O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Trabalhamos um currículo composto pelas seguintes áreas:

Roda da Matemática - O ensino da Matemática desenvolve a construção do pensamento lógico e da capacidade dedutiva das crianças. A lógica dedutiva, a prática de enriquecimento de problemas e a linguagem matemática são poderosos instrumentos de compreensão da realidade. Portanto, é através de seu uso funcional e social, que a matemática se torna possível. Por meio de vivências com materiais concretos (das oficinas), nossas crianças vão aprendendo, NATURALMENTE, a reconhecer e quantificar os números e a solucionarem problemas.



Ciências Sociais e Naturais - Roda de Experiências - Os projetos trabalhados em sala visam trazer à tona esses conteúdos. Mais do que saber informações sobre determinados assuntos, é preciso que as crianças sejam estimuladas a verbalizarem suas ideias e se disponham a pensar sobre fenômenos e acontecimentos que as rodeiam. Desta forma, as crianças são incentivadas a pesquisarem sempre.

Inglês - Uma segunda língua com o objetivo da iniciação da Língua Inglesa para que as crianças se familiarizem e tomem gosto pela mesma. As turmas de I4 e I5 contam com uma aula semanal. Vivencial – Ex: Aprendendo a falar o inglês ao telefone



Música - Uma linguagem universal e nada melhor do que ela para proporcionar desenvolvimento às crianças. O intuito é trabalhar a iniciação musical, através de encontros semanais planejados com um professor. Sons, ritmos, cantos, instrumentos e vários outros estímulos são oferecidos às crianças, que apuram os sentidos auditivos.

Corpo e Movimento – Psicomotricidade - No ESIL, a psicomotricidade é desenvolvida cotidianamente, de modo a proporcionar à criança consciência de seu próprio corpo, assim como domínio deste. Não de forma mecânica, mas através de brincadeiras, jogos, danças e atividades atléticas. Na Educação Física os aspectos da psicomotricidade são trabalhados de forma bastante intencional.



Artes Visuais - Partindo da concepção da Arte como uma linguagem, no ESIL, trabalha-se em três vertentes: apreciação, reflexão e criação. Assim, valorizamos a expressão singular do aluno, desenvolvendo sua percepção visual e sua imaginação criadora. Apresentando boas Obras de Arte, possibilitamos às crianças ampliarem o repertório de leitura e construção de imagens, o que repercute em suas próprias criações plásticas, pintura, desenho, modelagem, entre outras atividades exploradas no Atelier.

Linguagem oral e escrita - Apropriação da Leitura e Escrita – Acreditamos que as crianças já possuem experiências com a língua falada e trabalha a partir da oralidade, ampliando a capacidade de ouvirem, falarem e expressarem-se. Método Natural de Alfabetização com ênfase no Método Fônico. Temos a convicção de que: aprende-se a ler, lendo e aprende-se a escrever, escrevendo. Inicialmente, a criança escreve do jeito dela. É importante incentivá-la a escrever espontaneamente, mesmo que ainda de forma não convencional. ISSO É LETRAMENTO.


CONHEÇA AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS NO INFANTIL DO ESIL:

  • A garantia de um ambiente acolhedor, com bom astral, onde as pessoas sejam “seres humanos” bem humorados, alegres, afetuosos e responsáveis. Por isso no ESIL só tem gente feliz. Praticamos a pedagogia do afeto.
  • Os murais com exposições das produções dos alunos e não de desenhos feitos pelos professores.
  • As mobílias adequadas à faixa etária, com uma organização criativa do espaço físico (tudo pode ser simples, mas de bom gosto). Cor, apelos visuais sem poluição visual. Cada sala com objetivos e focos diferentes (temáticas).
  • Organização de Oficinas Pedagógicas para garantir os estímulos para a aprendizagem – OFICINAS/SALAS AMBIENTES.
  • Educação Alimentar - Hora da merenda como um momento de educação alimentar, juntamente com a Oficina Pequeno Goumert – Cozinha experimental, Dia da fruta, etc.
  • O Projeto Rio + Leitor com a Ciranda do Livro com um acervo fantástico, além dos fantoches, vídeos e fantasias – ouvindo, contando e recontando histórias na Sala de Leitura ou na oficina Hora do Conto.
  • O Projeto Bonecos de Atitude como ferramenta de trabalhar os valores – envolvendo a família – Os bonecos representam ATITUDES e vão para casa para que essa atitude seja cuidada (cuidar do boneco é cuidar da atitude).
  • Método de Alfabetização Natural – interacionista com ênfase no Método Fônico.
  • As fases da psicogênese como forma de acompanhar o desenvolvimento da escrita utilizando a ferramenta do ditado espontâneo e a observação da evolução das fases do desenho infantil.

A rotina escolar começa com a rodinha (novidades, janela do tempo, calendário, planejamento cooperativo). Os alunos exploram o tema nas diferentes oficinas, aprendem inglês a partir dos 4 anos, cantam, tocam instrumentos, ritmos, nas aulas de Música, a Educação Física tem o foco na psicomotricidade, corpo e movimento. Enfim, essa é A MELHOR escola para o seu filho (a).